AsiaTailândiaViagem

Aula de gastronomia tailandesa

26/08/2016 — by Alexandre0

main

AsiaTailândiaViagem

Aula de gastronomia tailandesa

26/08/2016 — by Alexandre0

A Tailândia é um país que intriga a todos pelas infinitas belezas e uma cultura tão diferente da nossa. E, claro, a gastronomia não podia ser diferente, chama atenção pelos temperos e características exóticas. Por outro lado, também é conhecida por ter como um dos seus principais ingredientes a pimenta. Dificilmente você encontrará alguma comida típica tailandesa sem pimenta. Na Ásia toda é comum os pratos serem carregados na pimenta (eu particularmente gosto, já a Mari sofre um pouco por aqui).

 

A cozinha tailandesa tem os pratos mais populares do mundo. Em 2011, sete deles apareceram na lista dos “50 alimentos mais deliciosos do mundo (Escolha dos Leitores)”, pesquisa on-line realizada com pessoas do mundo inteiro pela CNN. Tailândia teve mais pratos na lista do que qualquer outro país.

O arroz é sempre o ingrediente principal. São utilizados diversos tipos do grão, Jasmim e Glutinoso são os mais comuns. Entre outros ingredientes indispensáveis estão o coentro (folhas, talos, raiz e sementes), echalot, capim cidreira, folha de limão kaffir, galanga, cúrcuma da terra, alho, gengibre, pimentas, limão, molho de peixe, açúcar de palma e molho de ostra.

Em nossa passagem por Chiang Mai, fomos convidados a participar de uma aula de gastronomia tailandesa pela empresa Mamanoi Thai cookery school. Ficamos super animados com a ideia de conhecer mais a fundo os temperos e sabores deste país encantador.

Aula de gastronomia tailandesa

aula

Tudo começa com eles te buscando no Hotel e a primeira parada é em um mercado local para conhecer e aprender sobre os legumes e temperos tailandeses. No mercado somos apresentados para o Gengibre tailandês, hot basil e o bastão de limão.

Após as explicações, você fica livre para conhecer o mercado e tirar algumas fotos. Na Ásia, em geral, as comidas são feitas pela manhã (inclusive frituras) e ficam expostas para venda durante o dia inteiro. Parece bem estranho para nós, mas é bem comum para eles.

mercado chiag mai

Depois de conhecer o mercado vamos para o local onde faremos a aula. O lugar parece uma fazenda com um pomar onde são colhidos os temperos frescos para a aula. Outro ponto que nos chamou a atenção, foi a beleza e o paisagismo da fazendo, com balanços, bangalôs, caminhos floridos, tudo para você aproveitar a experiência.

IMG_20160805_093928600

Tipos de cursos

Eles têm duas opções de cursos: meio dia e dia inteiro. Fizemos o de meio dia e, entre as opções a serem escolhidas, cozinhamos dois pratos principais, uma sopa, e de bônus aprendemos a fazer spring roll e uma sobremesa de abobora com leite de coco que é uma delicia.

Spring roll e sobremesa
Opções dos pratos

Dentre todas as opções, você pode escolher um prato de cada item. No final do post vou colocar os links com as receitas de todos os pratos. Nossa escolha foi a seguinte:

Ale: Pad Thai, Hot & Sour Prawn Soup, Green Curry Paste, Green Curry. 
Mary:  Stir-Fried Chicken with Hot Basil, Chicken in Coconut Milk Soup, Khao Soy Curry Paste, Khao Soy.
(Em breve todas as receitas estarão disponíveis)

As instalações

Dentro da fazenda tem uma área com uma sala principal que dá acesso a 3 classes de cozinha, com fogões, mesas para preparo e mesa para degustar a refeições feitas. Sim, seremos nossa própria cobaia.

Cozinha

A aula

Começamos pelo bônus, o Spring roll. É explicado o lado certo da folha que deve ser feito para não ficar porosa a superfície. (receita em breve)

spring roll
Pausa para experimentar…

Logo em seguida vamos para mesa de preparação para fazer a sopa escolhida. Os ingredientes já estão separados e é explicado a forma de cortar os alimentos. Passamos para a parte dos fogões, onde finalizamos os pratos.

alimentos picados

A professora acompanha e guia cada aluno a cozinhar o prato escolhido, mas alguns temperos são comuns para todos, como o molho de peixe e o shoio (todas receitas estão no final do post, em breve).

Sopa pronta, colocamos na mesa de refeições e, enquanto ela esfria um pouco, fazemos o prato principal, seguindo a mesma ordem: os ingredientes na mesa, uma explicação sobre os produtos e bora cozinhá-los…

Pratos prontos é hora de degustar, hum…

pratos

Como é muita comida, o ultimo prato é oferecido para embrulhar e levar para viagem. Ainda bem, pois já havíamos comido muita comida, e a janta já estava garantida. (No meu caso foi o prato que mais gostei, na categoria novos sabores)

Calma que ainda não acabou a comida! Ainda foi servida uma sobremesa de abobora com coco que estava uma delicia (se você fizer o curso do dia inteiro, você prepara o doce. Nós só comemos).

Ao final da aula, você ganha um livro explicando os temperos com todas as receitas da escola e é levado de volta para o hotel para poder tirar uma sonequinha depois de tanta comida.

livro

Em resumo, todos os pratos estavam muito saborosos. Eu e a Mari combinamos de não repetir as receitas para experimentamos um as do outro e, assim, aumentamos o nosso leque de degustação. A experiência foi muito divertida e o melhor de tudo é que quando voltarmos para casa vamos refazer os pratos para nossos amigos e familiares.

Segue o link com todas as receitas:

  • Pad Thai
  • Hot & Sour Prawn Soup
  • Green Curry Paste
  • Green Curry 
  • Stir-Fried Chicken with Hot Basil
  • Chicken in Coconut Milk Soup
  • Khao Soy Curry Paste
  • Khao Soy

Conheça mais receitas da Ásia 

Kao Pad Goong Subparrod (Arroz com frutos do mar no abacaxi)
Gado gado com molho de amendoim
O Autêntico Pad Thai
Aula de gastronomia vietnamita

Gostou das Imagens? Então confira alguns produtos com nossas fotos aqui na loja.

1     Tailandia_mosaico      Tailandia_aquarela


Ajude o Uma Pitada de Mundo!

Fechando com algum de nossos parceiros, você obterá os melhores descontos e nos ajudará a manter o blog sem nenhum adicional à sua compra.

Pesquise seu Hotel por aqui, você não pagará nada a mais por isso e ajudará o Pitada:

Booking.com

Compare os melhores preços de seguro viagem!

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: