AsiaVietnã

Aula de gastronomia vietnamita

10/09/2016 — by Alexandre0

main

AsiaVietnã

Aula de gastronomia vietnamita

10/09/2016 — by Alexandre0

Good Morning Vietnã! Hanoi, no Vietnã, foi nossa porta de entrada para o país número 19 da nossa viagem pelo mundo e, de cara, fomos convidados a fazer mais uma aula de gastronomia, mas desta vez para descobrir os sabores e aromas vietnamita (estamos ficando mau acostumados, ou como a Mari diz “bem acostumados”).

Confesso que não conhecia muito sobre a gastronomia do Vietnã e ficamos apaixonados pelos sabores e pela forma como a experiência como um todo foi realizada. A empresa que nos proporcionou esta incrível aula foi a Orchid cooking class. Já tínhamos feito aulas de gastronomia na Tailândia e na Argentina e confesso que o diferencial dessa, além da gastronomia, foi a experiência como um todo (você entenderá ao longo do texto).

Gastronomia Vietnamita

A cozinha vietnamita é um dos maiores expoentes da cozinha asiática, cheia de contrastes, cores e sabores. É leve e saudável, respeitada por especialistas pelo uso de seus molhos originais, como molho de peixe.

A razão da diversidade gastronômica vietnamita é devido a esse país asiático ter sofrido inúmeras invasões ao longo de sua história, deixando-os sem recursos e levando-os a buscar outras opções de alimentos. A cozinha do Vietnã tem os melhores ingredientes frescos e condimentos disponíveis em cada região. Molhos de soja e molhos de peixe são ingredientes essenciais, além do arroz, trigo e uma abundância de ervas e vegetais. A culinária vietnamita é conhecida pelo uso mínimo de óleo e o tratamento da carne como um condimento, em vez de um prato principal, Por tudo isso, a cozinha Vietnam tem a fama de ser uma das mais saudáveis do planeta. 

Aula de gastronomia

Fomos pegos no hotel e levados até o local da aula pelo chef Hung que foi quem conduziu todo o processo. Ele chamou 2 “Quixás”, que são bicicletas adaptadas com um banco na frente para levar pessoas, e já começamos um belo passeio pelo caótico transito vietnamita em direção ao mercado local.

quixa-vietnamita

Ao chegar no mercado (que é como se fosse uma feia de rua), Hung foi nos explicando sobre os alimentos típicos, contando cada detalhe sobre os diferentes costumes e sabores. Inclusive fomos degustando frutas e comidas. Experimentamos duas frutas e uma carne de porco com canela feita de forma muito inusitada, a carne crua era colocada por fora da panela e cozida enquanto era feito outro prato dentro da panela.

carne

Confesso que ficamos meio recioso de experimentar, mas nunca recusaria a experiência de saborear uma comida local. O gosto em si é uma carne moída de porco temperada, em minha opinião estava bom.

Durante o passeio, fomos comprando os produtos frescos no qual iríamos utilizar para a aula do dia. Achamos muito bom realmente comprar os produtos, na hora, e não somente passear pelo mercado. Ele nos disse que o vietnamita compra as comidas que vão cozinhar no dia, pois assim você come sempre o mais fresco possível.

legumes-frescos

De volta ao local da aula, subimos ao 4 andar, onde ficava a classe de cozinha com todos os equipamentos para a aula. Cada andar é uma parte da empresa, o primeiro é a recepção o segundo andar é onde fica o restaurante (onde se come os pratos cozinhados), o terceiro fica a cozinha.

Antes de começar a aula somos recebidos com um delicioso suco de melancia em uma taça toda enfeitada.

drink

De cara já começamos pela sobremesa que levava mais tempo de cozimento, cerca de duas horas no fogo (todas as receitas passaremos em breve). O nome da sobremesa chama “Black sticky rice whit yourgut” é um doce de arroz negro com leite de coco e yogurt, muito bom. (Em breve a receita)

black-rice-with-yogurt
Doce pronto

Logo após, começamos a cortar todos os alimentos que iríamos preparar, inclusive fizemos carne moída com Cutelo (bom momento para descontar a raiva ou o stress).

cortando-carne

Depois passamos para os Spring rolls vietnamita, onde a diferença em comparação com o tailandês, é que eles usam folha de arroz para enrolar e você pode come frito ou no vapor, que é uma versão muito mais saudável. Em nossa classe comemos fritos e o segredo é fritar em duas etapas para a casca ficar mais crocante.

Uma parte da carne foi para os sprig rolls e o restante foi grelhado na churrasqueira em formato de mini hambúrgueres para o prato “Rice noodles with grilled pork” (em breve receita), que são os hambúrgueres em um caldo de peixe adocicado com vários temperos e acompanha noodels, que deve ser acrescentado apenas no momento em que se come.

img_20160815_110652715 img_20160815_114055800_hdr

Em seguida preparamos um frango feito na chapa com cebola, pimentões e mais alguns temperos com o nome de “Stir fried chicken with lemongrass and chilli”. (Em breve a receita)

img_20160815_120632661

Para finalizar, o chefe ensinou a fazer o acabamento dos pratos, onde foram incluídas todas as decorações e enfeites que fizeram toda a diferença na apresentação. Na foto abaixo “Rice noodles with grilled pork”.(em breve a receita)

rice-noodles-with-grilled-pork
O prato favorito do Alê na aula

Para a melhor parte que foi a degustação dos pratos, descemos para o restaurante e experimentamos todos os pratos feitos na aula desfrutando de um lindo ambiente.

img_20160815_121338653

Em resumo, conhecer uma cultura tão diferente da nossa já é um aprendizado muito grande e se você puder agregar uma vivencia na gastronomia local, tenho certeza que só enriquecerá o passeio e deixará lembranças para o resto da vida. E é claro que você ainda poderá cozinhar para seus amigos e familiares relatando toda a viagem cultural e gastronômica.

Receitas em breve


Gostou das fotos? Fizemos alguns produtos com as fotos da nossa viagem aqui.


Conheça mais receitas da Ásia 

Kao Pad Goong Subparrod (Arroz com frutos do mar no abacaxi)
Gado gado com molho de amendoim
O Autêntico Pad Thai
Aula de gastronomia tailandesa

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: