CarnesReceitas

Carret de cordeiro com crosta de ervas

09/09/2015 — by Alexandre0

main

CarnesReceitas

Carret de cordeiro com crosta de ervas

09/09/2015 — by Alexandre0

Hoje, vou ensinar a receita de Carret de cordeiro com crosta de ervas, acompanhado de um delicioso purê de mandioquinha. Eu, particularmente, adoro carne de cordeiro e, quando vejo uma promoção, sempre faço um estoque para ter em casa e fazer para os amigos e familiares. Como não se trata de uma carne que comemos no dia-a-dia, ela se torna mais cobiçada ainda.

Para acompanhar essa receita, eu que sou chegado em vinho, recomendo as uvas Syrah ou Malbec, que têm taninos moderados. Agora, se você é chegado em cerveja, eu recomendo harmonizar com a Red Ale ou Strong golden Ale. (São apenas sugestões, não sou expert, mas dou minhas pitadas…kkk)

Ingredientes:
Carret de cordeiro
1 pacote de Carrét (2 costelinhas)
sal e pimenta do reino a gosto
Crosta de ervas
1 xícara de farinha de pão (você pode torrar algumas fatias de pão italiano e moer)
1/2 xícara de salsinha
1/2 xícara de cebolinha
1/2 xícara de hortelã
1/2 xícara de castanha
6 galhos de alecrim (só as folhinhas)
1/4 de xícara de parmesão ralado grosso
150 g de manteiga gelada cortada em cubinhos pequenos
1 dente de alho descascado
Fio de azeite
Purê de mandioquinha
½ kg de mandioquinha descascada
2 colheres de sopa de manteiga
1 xicara de chá de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
Opcional: uma pitada de manjericão desidratado, pimentas e tomilho seco.
Modo de Preparo

Primeiro passo é abrir um bom vinho ou uma boa cerveja para começar a aproveitar o seu jantar. 🙂

Tempere o carret de cordeiro apenas com sal e pimenta do reino. Pré-aqueça uma frigideira com azeite em fogo alto, sele os 2 lados do carret de cordeiro e espere esfriar.

Enquanto isso, lave as ervas, seque-as e coloque-as em um processador ou liquidificador com as castanhas, o alho e o parmesão. Processe até ficar bem miúdo. Acrescente a manteiga, o fio de azeite e processe até obter uma pasta. Coloque a pasta em um recipiente, acrescente a farinha de pão e misture com uma colher até a pasta ficar bem homogenia. 

Pré-aqueça o forno a 200ºc e acomode o carret em uma fôrma, de preferencia com papel alumínio para não sujar muito a fôrma. Cubra todo o carret de cordeiro com a pasta, separada anteriormente, de forma que a carne não fique exposta. A camada da crosta vai depender do gosto de cada um.

Carret pronto para assar
Pronto para assar

Leve ao forno já pré-aquecido, por aproximadamente 20 a 30 minutos, de acordo com o forno. A dica é ficar de olho na crosta e, quando ela estiver ficando dourada, já está no ponto (no meu caso gosto ao ponto).

Purê de Mandioquinha

Ferva uma panela com água e acrescente a mandioquinha descascada com um pouco de sal até ela amolecer(vá testando com um garfo).

Retire a água, amace as mandioquinhas com um garfo ou um amassador de batatas, acrescente a manteiga, o leite, a pimenta e misture até formar um purê (se necessário ajuste o sal). Eu acrescentei também um pouco de ervas secas ao purê (manjericão desidratado, pimentas e tomilho seco).

Mandioquinha

Para a montagem, você pode colocar o purê em baixo com 2 tiras de carret de cordeiro com a crosta por cima e salpicar com pimenta moída. Se já terminou a primeira garrafa que abriu no começo, abra outra e desfrute o seu prato!

Prato pronto

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: