Dicas

Como fazer uma parede de rolhas

31/10/2015 — by Alexandre0

main

Dicas

Como fazer uma parede de rolhas

31/10/2015 — by Alexandre0

Quando pegamos a chave do nosso apartamento, há mais ou menos 2 anos e meio, tivemos que reformar e reestruturar os espaços. Pensando em fazer algo diferente, decidimos fazer nossa própria parede de rolhas. As dicas que vamos dar abaixo servem tanto para paredes de rolhas de vinho, como para tampas de cerveja, o que vai mudar será apenas o espaço de cada uma.

Essa dica é para aproveitar as rolhas do post onde dei dicas de transportar garrafas em viagens que fiz aqui.

# Defina um espaço para a parede de rolhas

Esta etapa é importante pois irá definir o local em que irá ficar a sua parece de rolhas. Em nosso caso, fizemos em cima da bancada do bar, em um espaço de mais ou menos 1 metro e meio por 60 centímetros. Já meu irmão, fez uma coluna que divide a cozinha com o hall de entrada do apartamento. (vide fotos)

Se você for pegar uma parede inteira, lembre-se que você pode demorar muito tempo para preencher a parede (a nossa da foto já tem 2 anos e meio, e olha que bebemos muito vinho, muito mesmo kkkkk).

# Definição do projeto

Espaço definido, agora é hora de tirar as medidas e definir o acabamento. Pegue uma fita métrica e calcule o seu espaço. Tire as medidas da seguinte forma:

parede de rolhas
Altura X Largura X profundidade

Para a profundidade, colocamos 5 cm para rolhas. Para as tampinhas de cerveja, o ideal é um espaço bem menor, cerca de 1,5 cm, para as imagens das tampinhas ficarem em destaque, e não um monte de tampas jogadas.

# Acabamento

Existem várias formas de fazer o acabamento, você pode colocar o vidro até o teto e pedir ao vidraceiro que corte um espaço para colocar as rolhas (tipo um círculo cortado no vidro). No nosso caso, como o espaço do armário de cima e do armário de baixo já estavam definidos, não fizemos acabamento nenhum, apenas deixamos 3 centímetros de espaço entre o vidro e o armário superior para colocar as rolhas. Já meu irmão, embutiu no armário e solicitou ao marceneiro que fizesse uma portinha para colocar as rolhas.

# Vidraceiro

Com o projeto feito, chame um vidraceiro para fazer o cálculo correto dos espaços e mostre o projeto para ele, explicando qual será o objetivo do serviço. Provavelmente, ele lhe fará um orçamento (no nosso caso ele cobrou R$220 reais para fazer e instalar o vidro, lembrando que ainda pedimos para fazer um furo da tomada para fora do vidro).
Para fixar o vidro na parede, ele parafusou com 4 suportes de inox e fechou o acabamento.
pare de rolhas inteira
Minha parede de rolhas
# Preenchendo com rolhas

Agora é a parte mais legal. Sempre que recebemos os amigos ou temos alguma data especial, pedimos para os convidados que desenhem, escrevam na rolha ou coloquem datas para registrar o dia da visita para que, toda vez que voltarem, lembrarem das rolhas que colocaram (a dica aqui é abusar na criatividade na hora de confeccionar as rolhas).

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe sua “pitada” abaixo…

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: