CarnesReceitas

Magret de pato com couve de bruxelas

03/10/2015 — by Alexandre0

main

CarnesReceitas

Magret de pato com couve de bruxelas

03/10/2015 — by Alexandre0

Desde a primeira vez que comi magret de pato (vulgo peito de pato), fiquei apaixonado pelo sabor acentuado dessa carne.Para quem não conhece a textura e a aparência da carne de pato, é parecida com uma carne vermelha e deve-se comer entre o mal passado e ao ponto. Para se preparar o magret, existem alguns detalhes que fazem toda a diferença. Explicarei detalhadamente no modo de preparo.

Ingredientes
Magret:
2 peitos de pato
Sal e pimenta a gosto
Redução de vinho tinto:
1 taça de vinho tinto
2 colhere de açúcar
2 colheres de balsâmico
Couve de Bruxelas:
600 gramas de Couves-de-bruxela
3 colheres (sopa) de manteiga
Fio de balsâmico para dar cor
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo

Vamos começar pela redução de vinho. Em uma panela, acrescente os ingredientes e deixe em fogo baixo até formar uma calda (ponto de caramelo). Essa calda reduz 1/3 do volume dos ingredientes, então, se precisar, aumente a quantidade.

reducao de vinho

Próximo passo é a Couve-debruxelas. Em uma frigideira, derreta amanteiga, adicione a couve já lavada, o sal e a pimenta, um fio de balsâmico e mexa de vez em quando até dourar bem as couves e ficarem com uma aparência mais murchas.

couve de bruxelas

Último passo é o magret. Ele vem com uma capa de gordura do peito, não retire, pois a gordura derreterá e será utilizada para fritar o pato. Corte a gordura em formato de losangolos (vide imagem), adicione o sal e a pimenta, aqueça uma frigideira e, quando estiver bem quente, adicione os peitos com a gordura virada para baixo. Quando a pele ficar bem dourada, vire o peito por mais uns 4 minutos. Deixe descansa para depois fatia-lo.

magret cortado

Agora é só montar o prato, unindo o magret de pato, a Couve-de-bruxelas e a redução de vinho para dar sabor e decorar. Esse prato harmoniza com um bom vinho. Minha sugestão é um Syrah ou Malbec.

magret pronto

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: