DicasViagem

Medicina do viajante

01/09/2016 — by Mariana Isnard Carneiro1

main

DicasViagem

Medicina do viajante

01/09/2016 — by Mariana Isnard Carneiro1

A última coisa que queremos quando vamos viajar é ficar doente. Seja a viagem a passeio, a trabalho, de poucos dias ou de vários meses ou anos, adoecer com certeza não está nos planos. Quando planejávamos nossa viagem pelo mundo, uma das primeiras coisas que eu pensava era na farmacinha que precisaria levar. Claro que ela é importante, pois alguns remédios básicos às vezes são necessários. Entretanto, além desse meu lado hipocondríaca, que precisa ter a mão aquele remédio “e se…”, eu pensava na importância de eu estar com a saúde boa antes de iniciar a viagem.

Pensando nisso, visitei meus médicos antes de embarcar e fiz vários exames gerais, aqueles que fazemos todos os anos. Entretanto, os próximos anos não seriam como todos os anos e, mesmo tendo feito o seguro saúde, não é a mesma coisa de estar em casa e ter um plano de saúde que te permite marcar consulta para qualquer questão que surgir.

Foi então que descobrimos a medicina do viajante, que é um centro médico especializados em saúde relacionada a viagem. E melhor, descobrimos a medicina do viajante do Emílio Ribas, em São Paulo, totalmente gratuita. Ótimo para nós que ficaríamos sem trabalho no ano seguinte!

O que é a medicina do viajante?

A medicina do viajante é um centro médico especializado em prevenção de doenças relacionadas à viagem. Os médicos possuem um olhar amplo para os pacientes, já que possuem várias especialidades, como infectologia, vacina, clínica médica, saúde pública, dermatologia e outras.

Como agendar sua consulta gratuitamente?

Para agendar sua consulta na Medicina do viajante do Emílio Ribas, basta enviar um e-mail com algumas informações pessoais solicitadas no site. É sempre bom agendar com antecedências, já que alguns procedimentos, como vacina, podem necessitar de algum tempo, para uma segunda dose, por exemplo.

O que é abordado na consulta?

No dia da consulta, eu fui atendida por um médico que investigou meu histórico de saúde, os países que eu pretendia conhecer e minha carteira de vacinação. Conversamos sobre dicas de prevenção de algumas doenças, como por exemplo, levar hidrosteril para purificar a água que será usada para escovar os dentes em países que o saneamento básico é muito precário, como na Índia ou no Sri Lanka.

Além de conversarmos sobre a prevenção de algumas doenças comuns nos países que pretendia visitar, ele me indicou algumas vacinas. Algumas delas, como febre amarela, tétano, poliomielite (isso mesmo, tive que tomar novamente, mesmo depois de adulta) e outras, são gratuitas no próprio Emílio Ribas. Outras mais específicas, como febre tifoide, são realizadas apenas em clínicas particulares (eu acabei tomando umas 5 gratuitas e 1 das 3 que ele indicou paga).

Além das vacinas, ele receitou um antibiótico para o caso de diarreia por bactéria, que é muito comum e pode ser perigoso. Ele também explicou como distinguir esse tipo de diarreia. O antibiótico também foi disponibilizado gratuitamente no próprio Emílio Ribas.

Enfim…

Claro que em viagens um pouco mais longas é essencial fazer um seguro viagem para qualquer emergência. Além disso, a minha farmacinha pessoal continua dentro da minha mala (e bem cheia, ainda bem), mas com certeza se prevenir para não ficar doente é sempre a melhor opção!

E você, o que achou da medicina do viajante? Dê sua pitada abaixo.


Gostou das imagens? Confira alguns produtos em nossa loja com nossas fotos pelo mundo aqui.


Quer saber mais sobre nossa viagem pelo mundo?
Tour grátis nas principais cidades do mundo
Ilhas da Tailândia
Sri Lanka
Por que você deve incluir a Croácia no seu próximo roteiro de viagem?
9 Vantagens de viajar de ônibus pela Europa
6 dicas para transportar garrafas em viagens
Aruba: dicas para curtir ao máximo suas férias no caribe!
Informações úteis para viajar de Motorhome pela Austrália
 Kuala Lumpur
 7 passeios gratuitos em Singapura
 Nossa primeira experiência de trabalho em troca de hospedagem e alimentação

One comment

  • Julio Isnard

    01/09/2016 at 16:37

    Vejo que vocês estão praticando esportes e de bem com a vida. Essas são as melhores prevenções contra doenças. Parabéns!

    Reply

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: