AustráliaOceaniaViagem

Informações úteis para viajar de Motorhome pela Austrália

27/03/2016 — by Mariana Isnard Carneiro2

main

AustráliaOceaniaViagem

Informações úteis para viajar de Motorhome pela Austrália

27/03/2016 — by Mariana Isnard Carneiro2

Em nossa viagem de Motorhome pela Austrália, percorremos mais de 8 mil quilômetros, conhecendo lugares incríveis desse país ainda tão preservado. Nosso percurso foi feito em três etapas: Cairns até Sydney, Sydney até Melbourne e Melbourne até Perth. Os três percursos foram feitos de relocation, pagando apenas $1 dólar por dia pelo aluguel do motohrhome.

As três viagens foram bem diferentes, devido aos terrenos singulares de cada uma e a administração de cada estado. Por esses motivos, acabamos conhecendo vários tipos de lugares para passar a noite.

Motorhome Australia

No início, ainda não sabíamos bem como funcionava e tínhamos receio de passar a noite em um local que estivesse vazio. Entretanto, a Austrália é um país muito seguro e percebemos que, nos locais permitidos, podíamos dormir onde desejássemos sem nos preocupar se tinha mais alguém. Claro que, sendo brasileiros, lutamos algumas vezes contra as nossas preocupações e medos, mas foi um exercício importante, que valeu muito a pena ser feito! Foi incrível a possibilidade de nos sentir realmente seguros em lugares tão remotos. Mas confesso que, durante as escolhas, preferia os pontos que tivessem pelo menos mais um carro.

Tipos de paradas:

Durante o dia

parada

Na maioria das cidades e praias que passamos, tem no mínimo um local gratuito para parar motorhome ou campervan e aproveitar o dia nesses locais ou cozinhar dentro do mothorme. Pelas estradas também encontramos muitas paradas para descanso, umas mais preparadas, com banheiro, churrasqueira, mesa, lixeiras, sombras… e outras mais simples, apenas com um espaço reservado e lixeiras.

almoço de frente para o mar

Para passar a noite

Caravan park

Na Austrália toda existem muitas opções de caravan park. Cada uma oferece um tipo de serviço (energia, banheiro com chuveiro, local para dump, Wi-fi, piscina…) e, claro, valores correspondentes a eles. Durante nossa viagem, não ficamos em nenhum caravan park, optamos pelas opções mais baratas.

Parques Nacionais

parques

A Austrália tem inúmeros parques nacionais, um mais bonito que o outro, em frente a praias, rios, lagoas e com uma vegetação bastante preservada. Existem várias opções de campings nesses parques e, na nossa opinião, valeu a pena conhecer alguns. Eles geralmente possuem uma taxa para manutenção das instalações (banheiro, churrasqueira, lixeiras…). Em Queensland, o preço é baixo, cerca de $5 dólares por noite. Já em Victória e New South Wales, os preços são um pouco mais altos. O pagamento é feito pelo site do governo, cada um tem o seu. Lá é possível localizar os campings, a disponibilidade, fazer a reserva e realizar o pagamento. Dependendo do período em que está viajando, é bom realizar a reserva com certa antecedência, mas, quando fomos (fevereiro e março), fizemos as reservas e os pagamentos pelo site, assim que chegávamos no local. Dessa forma podíamos escolher melhor aquele que queríamos ficar.

Paradas gratuitas

Parada Gratuita em Narooma

Nas estradas, também encontramos várias paradas, próximas a rodovia, que era permitido passar a noite, principalmente nos estados de Victória e Austrália Ocidental. Existem alguns sites que têm organizadas essas paradas, assim como paradas pagas também, como o www.caravanontour.com.   Existem também aplicativos, inclusive gratuitos, que oferecem esse serviço, como Wiki Campers AU. Nós só descobrimos sobre o aplicativo e o usamos no último trecho e foi muito útil para nós, até porque neste trecho, praticamente não tivemos sinal de internet para procurar no site durante a viagem e o aplicativo não precisava de internet para localizar as paradas.

Paradas próximas às praias

amanhecer

 

Algumas praias oferecem espaços para parada de veículos e não possuem sinalizações de que é proibido acampar, portanto, é comum ver motorhome e campervan passarem a noite nesses locais. Nós passamos a noite em uma praia Narooma que nos proporcionou o nascer do sol mais bonito de toda a viagem.

 

Outras opções gratuitas para passar a noite

Parada em um estacionamento

Se não encontramos nenhuma opção gratuita ou baratas nas proximidades, sempre existe a possibilidade de dormir no estacionamento de algum posto de combustível grande. Não é o local mais gostoso para desfrutar a noite, mas já nos ajudou quando precisamos. E, claro, tivemos alguns vizinhos que também pensaram o mesmo que nós.

Conversando com uma garota que havia viajado de camparvan pela Austrália, ela nos contou que dormiu alguma vezes nos estacionamentos dos Mc Donald’s, já que ficam abertos 24h. Trouxe segurança para ela, que viajava sozinha.

Banho

Tivemos a sorte de pegar dois dos nossos motorhomes com banheiro e chuveiro, mas como um deles não possuía, descobrimos algumas dicas. Muitos postos de combustível têm banheiros com chuveiros disponíveis para quem está viajando. Alguns são abertos e a vista, em outros, é necessário solicitar a chave na loja de conveniência. E, claro, não podia faltar aquele banho gelado na ducha da praia!

Água

Em alguns lugares mais remotos, que a água não está a sua disposição nos postos de combustível, encontramos containers pelas estradas para nos abastecermos com água coletada da chuva.

Dump

dump

Durante os percursos, existem várias sinalizações de locais apropriados para o descarte da água suja.

Enfim…

A Austrália no surpreendeu com tamanha infraestrutura para quem faz uma viagem de campervan, motorhome ou trailer, o que possibilitou que desfrutássemos cenários deslumbrantes. Essa experiência nos fez refletir sobre segurança, serviços públicos, relação com a natureza e sobre formas de aproveitar a vida.


Mais informações sobre a Australia

Relocation Motorhome
Grande barreira de corais
Olhar para os espaços publicos

Ajude o Uma Pitada de Mundo!

Fechando com algum de nossos parceiros, você obterá os melhores descontos e nos ajudará a manter o blog sem nenhum adicional à sua compra.

Pesquise seu Hotel por aqui, você não pagará nada a mais por isso e ajudará o Pitada:

Booking.com

Compare os melhores preços de seguro viagem!

2 comments

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: