PãesReceitas

Pão de calabresa

28/09/2015 — by Alexandre2

main

PãesReceitas

Pão de calabresa

28/09/2015 — by Alexandre2

Esta receita fazia o maior sucesso no meu antigo trabalho. De vez em quando fazíamos um café da manhã no trabalho e cada um levava algo e, quando levei este pão ela primeira vez, ele foi muito elogiado. Daí em diante, sempre me pediam para fazer esse pão. Ele é do tipo de pão que pode se comer puro mesmo, mas fique à vontade para comer com diversos patês que fica bom também.

Ingredientes

320ml de água morna
   1      colher de chá de azeite
 1 ½    de chá de sal
   2      colheres de açúcar mascavo
   4      colheres de chá de leite em pó
   ½     colher de chá de alho desidratado
   ½     colher de chá de cebola desidratada 
   ½     colher de chá de orégano
   4      xícaras de farinha (960ml)
   2      colheres de chá de fermento biológico seco
   1      copo de calabresa picada (240ml)
Modo de Preparo

Eu sempre começo pela água morna com o fermento, para já ativar o fermento na água. Depois, acrescento o açúcar mascavo, o orégano, a cebola e o alho desidratados, o leite em pó, o azeite e a farinha. Misture tudo até deixar a massa homogênea, no meio do processo adicione o sal e a calabresa picada (evite sovar muito forte depois de adicionar a calabresa para ela não esfarelar). Deixe descansar por uma hora, sove novamente e modele no formato desejado. Deixe descansar por mais 1 hora ou até que dobre de tamanho. Pré-aqueça o forno a 200ºc e passe uma gilete ou uma faca bem afiada no pão para evitar que ele rache. Deixe no forno por 20 minutos ou até o fundo do pão ficar oco (batendo no fundo do pão para ver).

Essa receita pode ser feita na máquina de pão ou na mão mesmo. Eu utilizo a máquina apenas para misturar a massa, pois dessa forma é mais prático. Para assar, eu prefiro utilizar o forno pois, além de poder modelar o formato desejado, o pão fica com uma casca mais crocante e queimadinha.

2 comments

  • Zanini

    30/09/2015 at 08:33

    Me recordo muito bem desse pão, realmente é uma delícia. Nossos café ficavam mais saborosos com essa delícia na mesa. Parabéns pela divulgação da receita. #MaoNaMassa
    Abs., ZANINI

    Reply

    • Ale & Mari

      30/09/2015 at 08:52

      Obrigado Zanini!
      Precisamos marcar para vocês serem nossas cobaias de alguma receita para o blog! 🙂
      Abraços.

      Reply

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: