PãesReceitas

Pão de cerveja escura

31/08/2015 — by Alexandre0

main

PãesReceitas

Pão de cerveja escura

31/08/2015 — by Alexandre0

Há um tempo, recebemos uns amigos em casa e sobrou uma cerveja escura na geladeira. Aqui em casa não somos muito fã de cerveja preta e, pensado em o que fazer com ela, decidimos usar para fazer o pão da semana e ver se dava certo. Felizmente o pão ficou muito bom, ele ficou com aquela aparência rústica escura e o sabor, modéstia parte, ficou maravilhoso. Então, vamos à receita:

Ingredientes

350 ml de cerveja escura
2 colheres de chá de fermento biológico seco
2 colheres de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 ½ colher  de chá de sal

Modo de Preparo

  • Aqueça a cerveja no micro-ondas para ficar em temperatura morna (não deixe muito quente para não matar o fermento), acrescente o fermento e misture para já começar a fermentar. Adicione o açúcar mascavo (se não tiver pode ser açúcar normal, mas fica mais gostoso com o açúcar mascavo) e mexa novamente.
  • Adicione as farinhas e comece a trabalhar na massa. Misture com as mãos ou na máquina de pão e, quando já estiver incorporada a farinha com a cerveja, adicione o sal. Continue sovando a massa até desgrudar da mão ou ficar uniforme. Se a mass estiver muito pegajosa, adicione um pouco mais de farinha.
  • Deixe descansar a massa por uma hora e depois tire o ar de dentro dela, sovando levemente. Modele o pão no formato desejado e deixe descansar novamente por uma hora ou até dobrar de tamanho.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 200°c por aproximadamente 15 minutos, dependendo do forno. Eu prefiro o pão com uma casca levemente queimada, então deixo mais tempo. Você pode ficar de olho no final do processo para ver a cor que você prefere.

Eu utilizo a maquina de pão apenas para bater a massa, desta forma não faz muita sujeira. Após a massa ficar pronta deixo fermentar em uma forma e levo para assar ao forno pois fica muito mais saboroso. (se for fazer no forno faça uns riscos no pão antes de ir ao forno com uma faca bem afiada ou uma gilete para não rachar o pão)

Dica: para verificar se o pão está no ponto, bata no fundo dele e, se fizer um som oco ou parecido, significa que ele foi assado por inteiro. Caso contrário, deixe mais tempo no forno.

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: