AsiaHong KongViagem

Passeio gastronômico em Hong Kong

20/09/2016 — by Alexandre3

main

AsiaHong KongViagem

Passeio gastronômico em Hong Kong

20/09/2016 — by Alexandre3

Durante nossa viagem, quando chegamos em um local novo, um dos primeiros lugares que procuramos conhecer são os mercados locais. Em uma viagem como a nossa temos que fazer uma imersão local muito rápida, pois geralmente são nos mercados locais onde os preços das comidas são mais baratos. E as primeiras coisas que tentamos descobrir são: quais as comidas locais, quais os costumes e onde os locais comem.

Comidas Locais

Pensando nisso, a empresa Hong Kong Food Tours decidiu criar um passeio em Hong Kong para visitar os mercados e restaurantes locais em um tour pelos bairros menos turísticos da cidade. A grande jogada é que nesses bairros, dificilmente você encontrará um cardápio em inglês e, às vezes, nem conseguirá uma comunicação em outra língua a não ser o cantonês (idioma falado em Hong Kong).

Fomos convidados a participar desse passeio e degustar as comidas de alguns restaurantes. Conforme a solicitação da Hong Kong Food Tours, não divulgaremos o nome dos restaurantes e nem o caminho feito. Se não, pode virar uma atração turística e perder todo o ar local, e é claro que esse é o negócio da empresa (levar você a conhecer lugares não turísticos). De qualquer forma, o passeio é enriquecido com muita história da cultura e costumes de Hong Kong.

O passeio

O ponto de encontro foi em uma estação de metrô de fácil acesso para todos (é muito simples andar de metro em Hong Kong). Ao chegar no local fomos recebidos pela nossa guia, todos se apresentam, recebemos algumas informações sobre o tour, ganhamos uma água para a caminhada e partimos em direção ao primeiro destino.

Café da manhã local

img_20160902_092910686

A primeira parada foi feita em um restaurante que parece uma padaria, mas sem tantas opções como somos acostumados no Brasil. Enquanto nossa comida era preparada, a guia nos explicou alguns costumes locais, por exemplo, em todas as “padarias” e restaurantes existem TV’s grandes mostrando notícias e entretenimento, pois a TV a cabo é muito cara em Hong Kong e, portanto, eles assistem nesses locais. Logo chegou nosso primeiro prato do dia o saboroso Pineapple Bun, que parece um pão de leite com uma crosta adocicada por cima e o tradicional chá com leite (Hong Kong foi colônia Inglesa, então alguns costumes foram absorvidos, como a direção no estio “Mão Inglesa”, assim como o chá com leite). Confesso que acho estranho tomar chá com leite, mas já havia experimentado quando ficamos hospedados na casa de uma família Inglesa. Parece um pouco café com leite, mas eu não gosto muito de café.

Petisco local

dsc_0079

Logo após, fomos até outro restaurante local (este com uma cara bem mais simples, parecendo um boteco) e experimentamos o Rice Rolls, que é uma folha de arroz enrolada. O que faz a grande diferença nesse prato é o molho local que é adicionado na hora, junto ao gergelim. O sabor é muito bom, levemente adocicado e tem a opção picante e não picante. Na minha opinião este foi o prato mais gostoso, no quesito novos sabores.

Refresco

dsc_0156

Após o petisco, caminhamos pelo bairro para conhecer uns mercados locais, frutas, carnes e algumas iguarias típicas deles. Então fizemos uma outra parada rápida para tomar o Soybean Milk, um Suco de soja com feijão, bem típico entre eles. O gosto parece de Adess de soja (parece um leite aguado). E continuamos o passeio pelo bairro conhecendo um pouco da história. Ela explica como era e como são as moradias locais e falou dos preços absurdos de caros (Hong Kong é um dos lugares mais caros para se morar no mundo, você sente isso ao pagar o seu hotel).

Prato principal 1

img_20160902_114828475-copia

Após a digestão, chegamos em um restaurante bem tradicional (com aquela imagem dos patos caramelizados pendurados na frente do restaurante), mas não comemos o pato (quero muito experimentar, mas vou deixar para provar na china). Dessa vez, chegou em nossa mesa uma porção de arroz e um prato com 2 tipos de carne, as duas de porco, mas feitas de forma diferente: Pork Knuckle, que se come gelado e o Roast Pork que tem uma casca que lembra o nosso à pururuca. Eu adorei o ultimo já a Mari preferiu o primeiro.

Prato principal 2

dsc_0209

Fizemos mais uma caminhada em direção a outro restaurante local, desta vez fomos comer Egg Noodles. Eles perguntaram quem comia frutos do mar e que não comia e logo em seguida degustamos o prato, no meu caso eu escolhi frutos do mar e veio um prato com noodles coberto com ovas de camarão (que tem um cheiro muito forte, mas que assusta mais que o paladar) com uma sopa. O noodles da Mari não veio com as ovas e tinha uns vegetais.

Sobremesa

img_20160913_104648617-1-1

Sim, ainda tem sobremesa. Andamos mais um pouco até uma lojinha onde são vendidos os tradicionais moon cakes (bolo de lua). Pelo que entendi, estávamos em uma época que a tradição é comer estes bolinhos, eu particularmente adorei, ele tem uma casca por fora e por dentro é como se fosse uma massa crua (estilo um pudim de pão). Existem de vários sabores, o meu favorito foi de noses, é uma delícia.

dsc_0140

Ao final do tour chegamos rolando até uma estação de metrô diferente da que chegamos e recebemos as instruções para seguir para o nosso destino. Brincadeiras à parte, nós achamos muito interessante a experiência de vivenciar um pouco os costumes locais, conhecendo a história e costumes que são tão diferentes dos nossos. Um passeio que vale a pena pra quem gosta de experimentar a verdadeira comida local.

E você tem alguma dica de Hong Kong? de sua pitada abaixo…


Já conheceu nossa loja com produtos da nossa viagem de volta ao mundo? confira aqui.

1


Você também pode gostar

Aula de gastronomia vietnamita
Aula de gastronomia tailandesa
Aula de gastronomia na vinícola Zuccardi

 

3 comments

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: