CroáciaEuropaViagem

Por que você deve incluir a Croácia no seu próximo roteiro de viagem?

08/08/2016 — by Mariana Isnard Carneiro3

main

CroáciaEuropaViagem

Por que você deve incluir a Croácia no seu próximo roteiro de viagem?

08/08/2016 — by Mariana Isnard Carneiro3

Já viajamos bastante por muitos lugares do mundo e confesso que a Croácia não estava em nossos planos iniciais para as próximas viagens. Entretanto, quando nos propomos a viajar pelo mundo durante um ano, queríamos contemplar lugares que dificilmente pensaríamos em conhecer em viagens de férias, como foi o caso de Singapura, Sri Lanka ou Malásia. O leste europeu se encaixava bem com essa viagem que nos propusemos a fazer.
Para nós, viajar para a Croácia uniu três possibilidades em uma só: conhecer um pouco do leste europeu, ficar em um país mais barato dentro da Europa, e permanecer nela, legalmente, por mais de três meses, período que o Tratado de Schengen permite, já que a Croácia, assim como parte do leste Europeu, não faz parte do acordo.
A Croácia está localizada em uma região que facilita sua chegada de várias formas: avião, ônibus e barco (em breve um post sobre como viajar de ônibus na Europa). Nós optamos por viajar de ônibus que, no momento, era a opção mais barata partindo da Itália, onde estávamos, depois de ficarmos três semanas trabalhando com uma família em troca de hospedagem e alimentação.

O que conhecer na Croácia?

A croácia tem cidades muito bonitas, com construções antigas que carregam muita história. Os croatas são muito festivos e recebem muito bem os turistas. Sua paixão pelo futebol contagia e traz aquela sensação de copa do mundo que já vivemos no Brasil, com todos na rua vestindo a mesma camisa e trazendo o corpo estampado com a bandeira do país. Foi impossível não sentar em um barzinho para assistir a um jogo da Eurocopa e torcer por eles. Confesso que não achei o futebol deles lá grande coisa, o que torna a animação dos torcedores ainda mais admirável.

Zagreb 5

Zagreb

A capital da Croácia é considerada por muitos o patinho feito da região, pelo fato de terem várias outras cidades mais charmosas por perto. Entretanto, para nós, ela não deixou nada a desejar. Ela é dividida por uma região antiga e uma moderna. A parte antiga é repleta de charmosas construções de dois ou três andares com as fachadas bem preservadas e com alguns arranjos de flores para enfeitar. Tem um grande mercado de rua que funciona diariamente, uma praça principal onde acontecem alguns eventos e uma rua com diversos restaurantes e barzinhos. Tem também uma igreja bem no topo da cidade que, todos os dias ao meio dia, com uma explosão, atira confetes coloridos de um canhão, pegando de surpresa os turistas desavisados.

Zagreb 4

Como Zagreb é uma cidade antiga com muita memória, recomendamos fazer um tour por ela. Aqui, como em praticamente todas as cidades turísticas que visitamos, é possível encontrar e participar dos Free Walking Tour, que nada mais é, que um tour básico da cidade que todo mundo consegue fazer, independente de cada orçamento.

Zagreb 3 Zagreb

Plitvice Lakes

Além das charmosas cidades, a Croácia tem a incrível região dos lagos, Plitvice Lakes, um parque nacional com muitas quedas d’água, e uma natureza de cair o queixo. E ainda conta com uma estrutura de trilhas, barcos e ônibus que possibilitam um passeio sem igual. Confira aqui o post detalhado sobre o Plitvice Lakes.

Plitvice Lakes

Plitvice Lakes 4

Plitvice Lakes 3

Plitvice Lakes 2

Praias

A Croácia tem belíssimas praias, com mar de águas cristalinas e encantadores vilarejos. Pela costa e ilhas estarem bem próximas à Itália, antigamente, a região era bastante frequentada pelos italianos e, por esse motivo, tem uma arquitetura bem semelhante a Veneza.
Nós conhecemos Split (no continente) e Hvar (ilha). Havíamos lido que Split não era tão bonito como as ilhas da região e, por isso, ficamos pouco tempo lá. Entretanto, embora a praia não seja tão gostosa quando nas ilhas, a cidade é fantástica, com suas ruelas feitas dentro de um antigo castelo repletas de lojinhas e restaurantes com mesas para fora.

Split (1)

Split (2)
Hvar une a beleza de uma cidade antiga com praias com visuais lindos. Além das lojinhas nas vielas, ela também acolhe todos os tipos de público, com seus barzinhos baladas, barzinhos mais tranquilos e restaurantes charmosos. O único ponto “negativo” é que as praias são de pedras, tanto grandes como pequenas, o que torna um pouco desconfortável passar um longo tempo curtindo a praia. Claro que tem cadeiras de sol à disposição, mas são cobradas. Se não quiser gastar com elas, sugiro que leve, ou compre por lá em qualquer mercado, um “colchãozinho” para ficar mais confortável.

Hvar (4)  Hvar (2)

Hvar (1)

Hvar (3)

Enfim…

A Croácia nos surpreendeu pelas belezas naturais de seu parque nacional e praias, e também pelas antigas construções. A viagem para lá vale a pena tanto para unir um outro destino próximo, como para conhecer unicamente o país em uma grande viagem de férias. Sabemos que a Croácia tem ainda outras regiões muito interessantes, mas que não conseguimos contemplar nessa viagem. Quem sabe em uma próxima…
E então, você pretende dar uma chance para a Croácia? E você que já foi para lá, o que ela mais te surpreendeu? Dê a sua pitada nos comentários abaixo!


Quer sabe mais sobre nossa viagem pelo mundo?
Kuala Lumpur
Sri Lanka
7 passeios gratuitos em Singapura
 Trabalho em troca de hospedagem
Tour grátis nas principais cidades do mundo
Plitvice Lakes o paraíso das águas na Croácia
8 dicas para economizar em Barcelona6 Curiosidades do Japão
Informações úteis para viajar de Motorhome pela Austrália

Ajude o Uma Pitada de Mundo!

Fechando com algum de nossos parceiros, você obterá os melhores descontos e nos ajudará a manter o blog sem nenhum adicional à sua compra.

Pesquise seu Hotel por aqui, você não pagará nada a mais por isso e ajudará o Pitada:

Booking.com

Compare os melhores preços de seguro viagem!

3 comments

  • Julio Isnard

    08/08/2016 at 14:07

    Quando não esperamos muita coisa, as surpresas são ainda melhores. Beijos

    Reply

  • Dani

    02/10/2016 at 18:30

    Foi minha primeira viagem sozinha na Europa e o país que mais me encantou!! Quanto tempo passaram lá?

    Reply

  • Alexandre

    04/10/2016 at 00:38

    Olá Dani,
    Realmente a Croácia é um lugar incrível! Também foi um dos países que mais nos encantou.
    No total ficamos 15 dias e ainda achamos pouco.

    Reply

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: