ReceitasRisotos

Risoto de tomate uva

05/03/2016 — by Mariana Isnard Carneiro1

main

ReceitasRisotos

Risoto de tomate uva

05/03/2016 — by Mariana Isnard Carneiro1

Este prato eu conheci quando passamos o natal em Amsterdam, há uns anos atrás. Eu gostei tanto que resolvi tentar criar uma receita para fazer em casa. Aos poucos fui mudando a forma de fazer e aprimorando cada vez mais, até chegar nesta receita que compartilho agora. É um prato fácil de fazer e que sempre recebe muitos elogios. Tão simples que o cozinhamos até em nossa viagem de motorhome pela Austrália. (em breve falaremos sobre a viagem)

Quem quiser acompanhar todas as fotos da viagem nos siga no instagram: @pitadademundo

Risoto de tomate uva

400 Gramas de tomatinho uva
  2   Xícaras de arroz Arbóreo
100 Gramas de mussarela de búfala
  4   Xícaras de água
  2   Tabletes de caldos de legumes ou caldo de legumes caseiro (neste caso precisa ser bem concentrado).
  1   Cebola
  1   Colher de sopa de manteiga
       Fio de azeite
       Uma pitada de sal
Opcional:
½ Xícara de vinho branco

Obs: geralmente a medida de água para fazer risoto é de 3 medidas de água para 1 de arroz arbóreo. Entretanto, como nessa receita vai o tomatinho, que solta bastante líquido, a medida é menor, 2 para 1.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e dissolva os caldos de legumes nela. Em outra panela, refogue a cebola com a manteiga e o fio de azeite. Em fogo baixo, coloque o arroz arbóreo na panela e mexa para ele pegar o gostinho da cebola. Se optar por fazer com vinho branco, coloque nesse momento e espere até ele secar. Acrescente a água quente com o caldo de legumes até cobrir o arroz. Quando a água secar, repita o procedimento até que toda a água tenha sido colocada. Na panela onde estava a água, coloque os tomatinhos, já lavados, cubra com água e coloque para ferver. Quando o tomatinho estiver inchado, reserve alguns para colocar em cima do prato e coloque o restante dentro de um mix e bata por alguns segundos (se não tiver mix, pode usar um socador ou algo do tipo). jogue o tomate batido na panela do risoto e mexa para incorporar no arroz. Experimente e veja se precisa de uma pitada de sal. Pique a mussarela de búfala e, assim que o molho e a água do risoto secarem, acrescente. Misture e já está pronto! Para servir, coloque os tomatinhos que foram reservados em cima, ele dá um gosto a mais no risoto.

One comment

  • Julio Dória Isnard

    07/03/2016 at 15:54

    A vida é uma arte. Saber viver bem é para artistas como vocês. Parabéns! E saúde!

    Reply

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: