AsiaChinaViagem

Zhangjiajie, as montanhas que inspiraram o filme Avatar

07/11/2016 — by Alexandre0

main

AsiaChinaViagem

Zhangjiajie, as montanhas que inspiraram o filme Avatar

07/11/2016 — by Alexandre0

A China é muito mais que apenas grandes cidades, templos e lámen. Contestamos isso em todas as cidades que escolhemos para fazer parte do nosso roteiro. No centro do país, na província de Hunan, o que nos fascinou foram as montanhas de Zhangjiajie-Wulingyuan, que passaram a ser conhecidas como “as montanhas Avatar”, pelo cenário que inspirou o filme.

montanhas-avatar
Filme Avatar

As montanhas de Wulingyuan (localizado no município de Zhangjiajie) compõem um dos mais impressionantes parques nacionais na China, com suas grandes colunas que parecem desafiar a gravidade, já que, em muitos casos, parecem mais grossas na parte superior que em sua base. O grande problema com essa área é a falta de informações práticas e a má qualidade dos mapas, que não ajudam quando se trata de obter uma ideia de como chegar ao redor de cada área do parque. Devido a isso, e como visitamos duas vezes, gostaríamos de compartilhar algumas dicas.

zhangjiajie

Como chegar e onde ficar

Nos últimos anos, o turismo na área se desenvolveu bastante, o que levou a um aumento significativo nas maneiras de chegar ao Zhangjiajie: há uma estação de trem, um aeroporto e uma estação de ônibus.

O maior “desafio” é como chegar ao parque. Ele tem várias entradas principais. A entrada sul é de cerca de 40 quilômetros de distância da cidade de Zhangjiajie, e pode ser acessado através de ônibus ou de táxi. Outra opção é ficar no parque, em um albergue localizado na área de Wulingyuan, embora algumas pessoas que ficaram lá não recomendaram, pois é muito distante da cidade.

avatar

Passeio ou viagens independentes

Planejar uma viagem para Zhangjiajie, como você pode ver a partir deste artigo, pode ser complicado pois, apesar de ser um lugar bastante popular, a falta de informações sobre a área pode ser um problema para alguns viajantes.

Se você tem tempo e motivação para organizar uma viagem, não há necessidade de ir em uma excursão, você pode visitar a área sem qualquer problema (especialmente se você falar mandarim), embora seja aconselhável estar preparado para o inesperado, que na China sempre pode acontecer, uma vez que praticamente ninguém na região fala inglês.

No entanto, se você tem tempo limitado e não quer lidar com os possíveis (prováveis) eventos inesperados que possam surgir, ir em uma excursão pode ser uma boa alternativa.

O que ver

escadas

Zhangjiajie é muito grande e a viagem tem que ser bem planejada antes da visita. Para melhor organizar a visita ao parque, eu o dividi em três partes principais: Golden Stream, Wulingyuan e Huangshi.

Wulingyuan

Wulingyuan é dividido em três grandes áreas:

  • Tianzi : Localizado na parte mais ao norte, é uma das áreas mais bonitas e é um bom lugar para começar. Ele pode ser alcançado através do teleférico, a pé a partir da Galeria de dez milhas (uma caminhada difícil que eu recomendaria para a descida), ou por um dos ônibus elétricos que operam no parque.
  • Yangjiajie : Este é um trecho na parte mais ocidental de Wulingyuan, e a visita envolve uma das caminhadas mais difíceis do parque, devido ao grande número de degraus que você tem que enfrentar. No entanto, acredito que as atrações e o silêncio no final da caminhada, no Stairway to Heaven, são alguns dos mais impressionantes oferecidos pelo parque. A parte ruim é que você tem de caminhar de volta pelo mesmo caminho. A melhor maneira de chegar lá é por ônibus elétrico.
  • Yuanjiajie : Esta é a parte sul da formação Wulingyuan. Como este é o mais fácil de visitar, oferece as vistas mais conhecidas do parque (embora não sejam as mais bonitas). Ele pode ser alcançado por um elevador – sim, há um elevador na montanha – de ônibus eléctrico, ou indo até ele por um grande número de escadas. Mais uma vez, seria uma boa ideia para fazer a caminhada no caminho de volta.

Golden Stream

O Golden Stream – além de ser uma caminhada com quase nenhuma subida, permite que você veja as grandes colunas de basalto de sua base, um ponto de vista que os faz parecer ainda mais impressionante. Em algumas áreas, você tem a sensação de que está andando em uma cidade grande com arranha-céus de pedra.

Huangshi

Último de tudo, a Montanha Huangshi é outro lugar que merece ser visitado. Você pode ir de bonde ou a pé .Uma vez que você está no topo, um caminho circular proporciona uma vista panorâmica de algumas das principais formações de basalto no parque.

Além de todas essas paisagens, provavelmente você vai se deparar com alguns macacos. A floresta é a casa deles e, consequentemente, se movem ao redor do parque, e não é raro vê-los em grupo em torno do rio ou em um dos picos.

macaco

Rotas mais populares

Agora que expliquei as principais características do parque (há muitos mais), aqui estão três planos de potenciais visitas diferentes:

Plano de dois dias (fácil)

Se você só tem dois dias para visitar o parque e não quer se desgastar muito, é possível, embora eu sugiro que você acorde bem cedo.

  • Primeiro dia : Entre através da entrada Wulingyuan, tome o ônibus elétrico para o elevador Bailong, e suba para visitar Yuanjiajie. Quando visitar essa parte já tiver bastado e ter visto a ponte de pedra natural mais lotada do mundo, pegue o ônibus elétrico para Tianzi (cerca de 40 minutos). De lá, você pode ver as colunas iluminadas apenas de um lado durante a tarde, criando um efeito especial de luz e sombra. De lá, eu sugiro que você faça a descida a pé seguindo o caminho para a Galeria Ten-Mile (cuidado com o tempo, uma vez que leva uma hora e meia ou duas horas para fazer a descida);
  • Segundo dia : Comece indo em direção a mesma entrada e pegue o mesmo ônibus, mas desça no início da corrente da Golden chicote Stream. A caminhada é agradável. No final do rio é a subida Huangsi. Você pode pegar o teleférico para subir mas, se você tem força, eu recomendo que você desça a pé. No caminho de volta, você pode alcançar a mesma entrada, seguindo o rio de volta para relaxar, ou pode sair através da entrada sul, a partir da qual você pode tomar um ônibus de volta para Wulingyuan.

foto-avatar

Plano de dois dias (tudo)

Se a turnê anterior lhe dá a sensação de que você não vai ver o suficiente, mas você ainda só tem dois dias, você pode tentar a seguinte rota:

  • Primeiro dia : Tome o teleférico até Tianzi e faça um tour inicial da área. Apanhe o ônibus eléctrico para a seção Yangjiajie, onde os macacos estarão circulando em bando próximo aos caminhos, que são subidas com muitas escadas. Minha sugestão é que faça algumas pausas no trajeto para descansar antes de prosseguir. No caminho de volta, você pode terminar como o outro primeiro dia, visitando Tianzi e admirando a diferença entre as visitas da manhã e da tarde, e descendo através da Galeria;
  • Segundo dia : Comece subindo pelo elevador para visitar Yuangjiajie, e desça a pé para o rio. Mais uma vez, caminhe ao longo do rio e termine visitando Huangshi.

Plano de três dias

Se você tiver a sorte de ter três dias, você pode relaxar um pouco mais.

  • Primeiro dia : Visite Yuanjiajie e a parte mais difícil de Yangjiajie;
  • Segundo dia : Visite Tianzi e pacificamente explore a descida para a Galeria;
  • Terceiro dia : Visite o rio e Huangshi.

Para além do que já mencionei, há muitas trilhas secundárias que podem ser adicionados se você quiser visitar mais lugares ou se o tempo permitir.

Importante: com exceção dos ônibus elétricos, o restante dos transportes (elevador, teleférico) são cobrados e os preço não são baratinhos não. É possível chegar em todos os pontos caminhando ou de ônibus, mas precisa estar com bom preparo físico, pois são muitas subidas e descidas. Nós optamos por fazer a pé e foi muito gostoso, pois foi uma forma também de fugir dos turistas e ter uma vivência mais direta com aquela natureza esplêndida que estava em nossa frente. Mas confesso que não foi tão fácil.

Fizemos um Guia detalhado com toda nossa experiencia no interior da China, saiba mais aqui:

capa_ebook_china


Você também pode gostar de ler

12 principais atrações turísticas de Hong Kong
Viajar de ônibus noturno pela Ásia
Passeio gastronômico em Hong Kong

 

De sua Pitada...

%d blogueiros gostam disto: